Promotor
Município da Lousã
Sinopse
Em 2017, em Portugal, grandes incêndios destruíram floresta, mataram crianças e adultos, uns morreram nas suas aldeias e outros encurralados numa estrada. A comunicação não funcionou, e as aldeias não tinham abrigos. A ação não se passa nesse ano, mas já mais tarde. Acompanha um núcleo de pequeno de pessoas que perderam os familiares mais próximos, e que agora estão no seu processo de aprender a viver depois de tudo o que perderam.
O filme teve a sua estreia mundial em Outubro no Festival do Rio, onde foi prestada homenagem à atriz Betty Faria que interpreta um dos papéis principais. Justa é uma ficção que tem como génese a catástrofe dos incêndios de 2017, e que nos lembra como tantas experiências na vida não são partilháveis nem entendíveis por quem não passou por elas.
CineClube 47
O cinema enquanto expressão da essência de viver, do desabrochar da emoção escondida à flor da pele pela simples combinação da imagem moldada pelo tempo, som e cor, torna-o uma das artes mais completas que descobrimos e vivemos. A visão do CineClubeclube47, numa terra que se chama de emoções, é construir um espaço de diálogo e descoberta da vida que nasce pela sétima arte, com raízes que começaram a crescer em 1947, na partilha de uma tela de cinema no Cineteatro da Lousã. O CineClube 47 pretende cuidar e continuar esta tradição, lembrando sempre o passado e vivendo o presente.
Ficha Artística
Ano: 2005
Realização: Teresa Villaverde
Elenco: Betty Faria, Filomena Cautela, Madalena Cunha, Ricardo Vidal, Alexandre Batista, Robinson Stévenin, Francisco Nascimento, Anabela Moreira e João Pedro Vaz.
Preços
Preço geral: 2,00€