Promotor
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.
Breve Introdução
SQUARE – Mapeando o Atlântico
Um programa no âmbito da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura e com o apoio das cidades envolvidas.
O SQUARE é um encontro e uma celebração do talento que vive e trabalha nas margens. Tendo como eixo a conexão entre os continentes banhados pelo Atlântico (África, Américas e Europa), o SQUARE celebra a diversidade ao criar um espaço de encontro para talento emergente e novas tendências da música oriunda desses territórios.
A ter lugar entre os dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro de 2025, nas cidades de Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães, o SQUARE conecta bandas, profissionais e público através de uma programação que agregará uma convenção destinada a profissionais e curiosos do setor e um ciclo showcases. Ligando quem faz a quem vê, quem cria a quem programa, quem pensa a quem implementa o SQUARE quer sedimentar um ecossistema que possa gerar novas ideias, novas oportunidades e novas conceções sobre as ideias de criatividade, sucesso e carreira.
Sinopse
Passe Pro
O passe PRO do SQUARE dá acesso a todas as atividades a serem desenvolvidas ao longo dos quatro dias de evento. Aqui se incluem os showcases nas diferentes cidades, as atividades de networking e toda a programação de conversas, conferências e apresentações.
Devido ao formato multi-venue do evento, o acesso aos espaços está limitado à lotação dos mesmos.
Os portadores do PASSE PRO têm direito a:
. Aceder a toda a programação das Conferências Square;
. Aceder a toda a programação musical, diurna e noturna, a decorrer ao longo dos de quatro dias do evento nas cidades de Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães;
. Transfer de ida e volta entre a cidade de Braga e as três cidades parceiras: Barcelos, Famalicão e Guimarães;
. Almoço e jantar de networking nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2025;
. Acesso à base de dados de profissionais presentes no evento.
Programa / Cartaz
Tema da Conferência: Margem
O programa da conferência do Square 2025 explora a polissemia do conceito de “margem”, aprofundando, em cada um dos dias, os seus possíveis significados.
No primeiro dia, propõe-se uma abordagem às margens físicas dos países banhados pelo Atlântico, através da exploração abstrata de ideias de geomusicalidade, terreno e acidentalidade.
No segundo dia, olha-se a margem em oposição ao centro. Aborda-se a dicotomia periferia versus centro nas suas diferentes camadas. Discute-se o acesso e a acessibilidade. Fala-se de limitação e da ideia de centralidade anglosaxónica, e europeia.
No último dia, voltam-se as atenções para a questão da sobrevivência de artistas independentes: olhando não só a vertente do trabalho (em tudo o que isso implica), mas também as questões financeiras associadas. Como tornar a indústria menos precária? Como podem os artistas navegar um espaço cada vez mais rarefeito?
Programa de Concertos / Showcases
Ao longo de quatro dias o SQUARE vai propor uma rota de mais de 50 concertos de bandas, artistas, produtores e djs com propostas ecléticas a tocarem as principais tendências da música contemporânea.
A seleção de projetos a serem apresentados foi feita através de uma open call aberto e de um conjunto de propostas apresentadas pelos parceiros criativos do evento (Amplificasom, Associação Ecos do Lima, Aubhaus, Bantumen, Basilica Hudson, Buh Records, Café OTO, Coquetel Molotov, Cosmos, FMM Sines, gig.rocks, Iwa Fest, MIL, Monkey Week, Novas Frequências, Nyege Nyege, Revolve, Riverdown Records, Sharpe, Sinsal e Triciclo.
Programa e informações em www.squarefestival.pt.
Mais sobre a Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura em https://braga25.pt/.
Informações Adicionais
necessária troca de bilhete por pulseira no gnration a partir de 27/01/2025
Preços